Castração

Caso não queira que o seu gato ou gata procriem, tem a sua disposição algumas soluções de eliminar definitivamente esta hipótese ou outras formas de controlo da reprodução. A castração das gatas (reprodutoras) é designada ovariectomia. A esterilização dos gatos é conhecida por castração. O melhor é discutir com o veterinário qual o procedimento a tomar.

Castração
É uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção dos testículos do
macho. O gato castrado fica permanentemente esterilizado, eliminando qualquer comportamento sexual.
Ovariectomia e a histerectomia
Consiste numa intervenções cirúrgicas em que se procede à ablação dos ovários da fêmea. Será o mesmo da castração (o termo esterilização aplica-se tanto ao macho como à fêmea), porem a operação é pouco mais delicada em virtude de os ovários se situam na cavidade abdominal. A gata castrada fica permanentemente esterilizada e deixa de apresentar períodos de cio.
Laqueação das trompas
A laqueação das trompas consiste em esterilizar a gata, impedindo definitivamente a fecundação. Em virtude dos ovários não são retirados a gata continua a ter períodos de cio. Pode-se ainda esterilizar-se temporariamente a gata através da administração de hormonas que bloqueiam o ciclo sexual. A gata torna-se estéril e deixa de ter períodos de cio enquanto lhe for administrado o contraceptivo. Este método deve ser considerado provisório uma vez que pode acarretar graves infecções uterinas.
Vantagens da esterilização para o dono
A castração evita ninhadas indesejadas e permite controlar as populações de gatos errantes. Para além disso, comporta a enorme vantagem de suprimir os comportamentos sexuais tanto do gato como da gata, que constituem uma fonte de problemas para os donos.
· A esterilização evita ninhadas indesejadas.
· A castração suprime o comportamento sexual.
Vantagens da esterilização para o gato
A esterilização elimina clínicos passíveis de afectar o aparelho genital, diminuindo os riscos de doenças contagiosas. Por este motivo a esperança de vida dos gatos e gatas esterilizadas duplica.
· A esterilização evita o risco de afecções genitais.
· A esterilização diminui o risco de acidentes.

· A esterilização reduz o risco de doenças contagiosas - através do contacto directo com um parceiro infectado, os gatos podem contrair doenças contagiosas mortais nomeadamente a Leucose felina (FeLV) transmitida através de lambidelas ou por via sexual durante o acasalamento, a Imunodeficiência felina (FIV) transmitida principalmente por mordeduras afectando principalmente machos. Actualmente, apenas se encontra disponível a vacina anti-leucose.

Nota Importante: Os animais castrados necessitam de acompanhamento veterinário e especial atenção á alimentação.

0 comentários: